“A FACIT ME DEU OUTRA VISÃO SOBRE A ODONTOLOGIA”, DIZ CIRURGIÃ DENTISTA APROVADA EM MESTRADO NA USP

Por Ascom Facit 18/07/2019 - 06:31 hs

A Faculdade de Ciências do Tocantins mostra porque é a instituição de ensino superior que segue crescendo também no incentivo à pesquisa científica.  A recém-formada em Odontologia na FACIT, Caroline Fortes, deu um importante passo em sua carreira que serve como incentivo para novos pesquisadores. Carol Fortes foi aprovada no mestrado da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, umas das principais instituições da América do Sul. A pesquisa iniciada pela cirurgiã dentista chamou a atenção não apenas pela relevância, mas pelas análises feitas e as primeiras conclusões na fase inicial do trabalho que foi premiado ao longo do curso em congressos nacionais de Odontologia pelo Brasil. Caroline Vieira Fortes é natural de Conceição do Araguaia-PA e com apenas 22 anos já inicia o mestrado com muito entusiasmo. Filha de Jânio Lima Fortes e Suelande Candida Vieira Fortes, ela escolheu a FACIT para iniciar sua trajetória acadêmica e profissional. “Fiquei muito feliz por ter passado no processo seletivo.

Foram dias bem difíceis aqui em Ribeirão Preto, mas com ajuda de Deus e persistência, isso foi possível. Primeiro eu vim para Ribeirão Preto fazer um aprimoramento técnico-científico em prótese total, onde eu tive a oportunidade de acompanhar a disciplina de prótese total teórica, laboratorial e clínica.

Também tive a oportunidade de acompanhar o laboratório de reabilitação oral onde acontecem as pesquisas relacionadas a micro-organismos. Então, aprendi muito nesse período de estágio e estudei para a prova de mestrado para também fazer a minha pesquisa posteriormente”, comentou.A ex-acadêmica também não deixou de lado a gratidão pelo tempo de muito aprendizado e amizades na Faculdade de Ciências do Tocantins. “Sou grata a professora Tati que me incentivou e intermediou a minha vinda. Agradeço as professoras Carla, Glenda e Marcela por sempre se preocuparem comigo e me ajudarem.

Agradeço a Faculdade FACIT, pois foi através dela que pude ter outra visão sobre a Odontologia”, finalizou. A coordenadora de pesquisa científica da FACIT, Dra. Carla Cecília Alandia Román destacou a importância do feito alcançado pela agora aluna de mestrado. “O Programa Institucional de Iniciação Científica da FACIT vem se fortalecendo gradativamente graças ao trabalho em equipe da Direção, Coordenação acadêmica e Coordenação de pesquisa, junto aos professores orientadores e alunos. Com a aprovação da Carol no programa de mestrado em uma das melhores universidades do Brasil, vemos que estamos no caminho certo.


O sucesso dos nossos alunos é fruto do trabalho árduo em equipe, feito com muita dedicação e amor. Acredito que todos nós temos potencial para alcançar nossos sonhos, só precisamos de motivação e de uma oportunidade. Na FACIT, nossos alunos têm todas as oportunidades para construir um melhor futuro profissional”, finalizou.