Escultor se destaca no Tocantins com obras artesanais em cimento

Por Ascom Prefeitura Araguaína 11/09/2019 - 08:53 hs

Quem passa na BR-153 nas cidades de Miranorte, Brasilândia e Rio dos Bois, no Tocantins, se impressiona com as esculturas expostas ao lado da rodovia. São animais, pessoas e frutas típicas da região em tamanhos reais e outros em formatos gigantes. As obras artesanais feitas em cimento são do escultor Vicente de Sousa Ribeiro. Suas obras ainda podem ser vistas em mais seis cidades, como Babaçulândia, Tupiratins e Araguaína.


“Tudo é feito sem maquinário, tudo o que faço é 100% artesanal e também pode ser feito sob medida e até personalizado”, contou o escultor.


Cearense de Canindé, Vicente citou ainda que começou a trabalhar com os padres na fabricação de bonecos de corda. “Mas vi que o negócio não engataria assim. Logo fui aprendendo, na marra e no talento, a fazer trabalhos em cimento, assim, com o desenvolvimento totalmente artesanal”.


Trabalho reconhecido


Com tanto capricho, as esculturas do cearense são famosas em todo Estado do Tocantins, montadas em praças, canteiros, praias, áreas públicas e clubes particulares de lazer. Hoje seu trabalho é reconhecido e admirado. Em Araguaína, as esculturas do artesão podem ser vistas no Parque 3J, com animais e chuveiros personalizados.


Principais obras


Em Itapiratins, os destaques são para o carro de boy, engenho, canoa com dois pescadores, cinco panelas de ferro grande e um pequi com quatro carroças no entroncamento da cidade.


Também no entroncamento, em Brasilândia chamam a atenção um carro de boi, um cavalo puxando um arado, um boi com cavaleiro montado, um casal de idosos trabalhando e três araras canindés grandes.


Em Miranorte, no Posto Patrão, são os animais silvestres que se destacam: leão, lobo guará, tartaruga, tigre de bengala, onça pintada, camelo, capivara com filhote, zebra, elefante, jacaré uçu, caititu, viado mateiro, sucuri, paca, um galho com três macacos, um galho com três araras vermelhas, sete coelhos brancos, águia grande e duas garças brancas.


Um tucunaré gigante na entrada da cidade de Babaçulândia é a principal obra do artesão no local, onde ainda podem ser encontrados a escultura de São José e os chuveiros da praia São José, na beira-rio.


Ainda podem ser vistas obras em destaque nas cidades de Miracema, Nova Rosalândia e Fortaleza do Tabocão.